13 janeiro 2011

Hoje é dia de...

Máscara de argila verde!




Venho falar da argila verde porque é a que eu uso, pois tenho a pele um pouco oleosa, e, de quando em vez lá aparece uma ou outra borbulha, para não falar dos pontos negros que parecem aparecer todos os dias!. Depois de uma surfada pela net descobri que esta argila é a mais adequada para peles normais a oleosas, com tendência acnéica. Para outros tipos de pele existem outras argilas (pesquisem por argilas branca, rosa e amarela).

Falando por mim (e faço esta máscara 1 vez por semana, ou quando há tempo) os resultados desta máscara caseira são mais que visíveis: menos imperfeições, vê-se (e sente-se!) que a pele fica mais macia e com algum glow natural.As borbulhas e pontos negros tendem a aparecer com menos frequência e ficam menos notórios.

Preparação:

1. Eu preparo a minha máscara de duas formas: ou com água ou com um chá (ou mistura de chás, basicamente é o que estiver cá por casa). Começo por deitar algumas gotitas num recipiente (que pode ser uma embalagens vazia, e limpa, de Compal essencial, máscara de cabelo, etc).
2. Vai-se adicionando argila, aos poucos, e mexendo com uma colher ou vareta de vidro, madeira, ou plástico. Eu costumo usar um pauzinho de gelado porque diz-se que quando a argila entra em contacto com metais altera a sua radioactividade, o que não sei se é verdade ou mentira. De qualquer forma acho melhor não arriscar.
3. Quando a máscara tiver a textura ideal, como uma pasta nem líquida nem sólida, aplica-se por todo o rosto, à excepção dos lábios e contorno dos olhos, com um pincel.
4. Deixar secar a máscara no rosto (cerca de 10 minutos, notam que a máscara "muda" de cor). Nesta altura, convém não falar nem mexer muito o rosto, sob o risco de deixar rachas na máscara e esta não fazer efeito em alguns sítios.
5. Quando a máscara estiver seca (e por esta altura vai ser como se tivessem a cara engessada!), retirar com água morninha.
6. Em seguida aplico o meu creme hidratante.

Antes de fazer a máscara limpo bem a pele, depois de a retirar, evito colocar maquilhagem durante algumas horas. É por este motivo que prefiro aplicar esta máscara à noite... e quando estou sozinha em casa!

A argila verde pode ser encontrada em ervanárias e supermercados ao preço da chuva mijona (não chega aos 2€ por kg). Sei que existem máscaras já preparadas à venda mas nunca experimentei. Guardo a minha argila em pó num local seco e fresco e, depois de cada uso, convém fechar bem o pacote.

Sem comentários: